8 de jan. de 2010

DIZIMO NAO EXISTE (2ªPARTE)

Será que espiritualidade se mede pela quantidade, ou seja, quanto maior a minha oferta mais espiritual eu sou. Com toda certeza, NÃO!, o que conta é a alegria de estar investindo no reino de Deus. Com relação ao dízimo, vamos analisar outra passagem freqüentemente usada. AGEU 1:5-6 “ORA, POIS, ASSIM DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS: CONSIDERE O VOSSO PASSADO, TENDES SEMEADO MUITO E RECOLHIDO POUCO, COMEIS, MAS NÃO CHEGA PARA FARTAR-VOS, BEBEIS, MAS NÃO DÁ PARA SACIAR-VOS, VESTI-VOS, MAS NINGUÉM SE AQUECE E O QUE RECEBE SALÁRIO RECEBE-O PARA PÔ-LO NUM SACO FURADO”. Esta é sem duvida alguma, uma passagem fascinante, e que me deixa vislumbrado com o zelo de Deus para com sua própria lei, para com sua palavra. Veja bem, o povo de Israel tinham em mãos inúmeras oportunidades de conhecerem a vontade e os mandamentos de Deus para com eles. Deus mandava os profetas, falava viva voz, fazia sinais e maravilhas, enviava reis, profetas, etc. Enfim, Deus, na sua multiforme sabedoria e misericórdia, tentava de tudo para que seu povo não vivesse escorregando. Entretanto, na primeira oportunidade, se voltavam para os ídolos e para os desejos da carne, dando as costas ao SENHOR e aos seus princípios. E numa dessas ocasiões, o povo havia pecado mais uma vez. ?E SABE O QUE ACONTECEU. Deus encolheu seu braço e deixou de abençoar, e exatamente ai, alguém pode dizer: AH! MAS DEUS HAVIA PROMETIDO LÁ EM ISAÍAS 59:1, “QUE SEU OUVIDO NÃO FICARIA SURDO E NEM O SEU BRAÇO FICARIA ENCOLHIDO”... E você esta coberto de razão, só que já havia um requisito pré-estabelecido no passado. DT 28 (obediência). E naquela época o povo havia desviado do propósito central de Deus. Daí a razão das crises e dificuldades, e as conseqüências, vinham justamente porque o povo não conseguia cumprir a lei. E hoje, nos somos privilegiados. Porque LC 16:16 diz: A LEI E OS PROFETAS VIGORARAM ATÉ JOÃO...A partir desse momento começou uma nova fase, todos os nossos antecedentes cumpriram com exatidão o plano de Deus, para que a graça fosse manifesta. Pois, se não houvesse lei, não haveria necessidade da manifestação da graça. E Jesus cumpriu toda a lei, vejam:
1. Para que alguém pudesse morrer em meu lugar me justificando do meu pecado, primeiro ele precisaria ser um sacerdote, só os sacerdotes sacrificavam, e para assumir esta função ele precisava cumprir a lei, e ainda mais, tinha que ser judeu gentio não servia, pois o gentio não poderia fazer parte do sacerdócio.
2. Jesus foi circuncidado. (ato de cortar aquele courinho que cobre a ponta do pênis) Ato praticado somente pelos judeus. Vemos Pedro cobrando de Paulo à circuncisão de Tito, o grego. E Paulo não permitiu alegando que Tito era gentio e não poderia ser circuncidado como um judeu.
3. Vemos Deus escolhendo alguém de dentro da lei, que foi Saulo de Tarso, um doutor da lei. Transformando-o no apóstolo Paulo, que foi o maior defensor da graça em toda Historia da vida humana. E ainda mais, foi também o maior perseguidor de cristão da época.
1. Em II CO 9:5-11, há um longo texto onde Paulo discorre sobre a oferta e usa várias expressões, tais como:
• Ofertas de bênçãos
• Oferta de abundância
• Oferta de alegria
Além de outras expressões semelhantes que não apontam para o dizimo. Aqui, não cabem interpretações, a palavra é simples e direta. O apóstolo Paulo esta apontando exclusivamente para OFERTAS, e olha que ele conhecia muito bem a lei, viveu no princípio mais radical do judaísmo: O FARISAISMO. Em HB 7:11 – Lemos o seguinte: “SE, PORTANTO, A PERFEIÇÃO HOUVERA SIDO MEDIANTE O SACERDÓCIO LEVÍTICO, QUE NECESSIDADE HAVERIA AINDA DE QUE SE LEVANTASSE OUTRO SACERDOTE SEGUNDO A ORDEM DE MELQUISEDEQUE, E QUE NÃO FOSSE CONTADO SEGUNDO A ORDEM DE ARÃO?” Estão percebendo a colocação do escritor? Ele deixa claro que Jesus, não era da tribo de Levi, mas da tribo de Judá, V-14, da qual, ninguém prestou serviço ao altar. Portanto, como diz o V-18, foi revogada a anterior aliança, e introduzida uma superior aliança.
V-28 “PORQUE A LÊI CONSTITUI SUMOS SACERDOTES A HOMENS SUJEITOS A FRAQUEZA, MAS A PALAVRA DO JURAMENTO, QUE FOI POSTERIOR A LÊI, CONSTITUI O FILHO PERFEITO PARA SEMPRE”.
Veja PV 30:5-6 “TODA PALAVRA DE DEUS É PURA, ELE É ESCUDO PARA OS QUE NELE CONFIAM NADA ACRESCENTES AS SUAS PALAVRAS QUE NÃO TE REPREENDAS E SEJAS ACHADO MENTIROSO.”
• CONCEITOS NÃO SÃO MAIS IMPORTANTES
• DOUTRINAS HUMANAS TAMBEM NÃO
• DOGMAS
• REVELAÇÕES
• SONHOS
• VISÕES
• NADA É MAIS IMPORTANTE do que a Palavra de Deus.
Do contrario, bateríamos de frente com as afirmações de: GL 1:8/AP 22:18 Que diz para não acrescentarmos e nem tirarmos nada da palavra. Pois é justamente desta forma, que surgem algumas novas afirmações, que se transformam em perigosas heresias. Vejam abaixo algumas das mais comuns:
• Dogma da ascensão de Maria, criada no ano de --1950
• Infabilidade do papa. Criada no ano de 1870
• Introdução dos livros apócrifos no ano de 1546
• Instituição da reza a ave Maria, em 1316
• Proibição da leitura da Bíblia, 1229
• Venda de indulgências. 1190
• Santa inquisição, 1184
• A criação do rosário, 1090
• Dogma da infabilidade da igreja romana, 1076. Veja o contraste, em 2001 o papa pede em público, perdão pelos crimes da igreja.
• Canonização dos santos, 993
• Uso da água benta, 850
• Adoração de imagens e relíquias, 783
• Obrigatoriedade de beijar os pés do papa, 609
• Doutrina do purgatório, 503
• Culto a virgem Maria, 431
• Instituição da missa, 404
• Culto aos santos (ou aos mortos), 375
• Uso de velas para vários rituais, 320
• Reza pelos defuntos, 310
• Etc...etc...etc...
Meu amigo e minha amiga nada disso se encontram na palavra de Deus. Todos esses falsos princípios foram instituídos muito após a escrita da Bíblia. Deus se entristece com esses fatos, pois dá a entender que a Bíblia estava incompleta ou que Deus havia esquecido algum detalhe, os quais tiveram que contar com a “imensa sabedoria” do homem para completá-la. Por favor, me desculpem a ironia, mas é insuportável o desrespeito da criatura para com seu criador. Somos limitados e ignorantes quando nos deparamos com a multiforme sabedoria de Deus. Cuidado meu querido, mas muito cuidado, de Deus e da sua palavra não se zomba, de tudo teremos que prestar contas no grande dia.Mas as inspirações não param por ai, a mente humana e muitíssima criativa, vejam mais:
• Doutrinas da reencarnação, que é um processo de salvação, que se contrapõem ao sacrifício de Jesus.
• Doutrina da maldição familiar (a Bíblia diz que na cruz foi cravada toda maldição)
• Doutrina de regressão, práticas orientais inaceitáveis.
• Doutrinas da prosperidade (“Se tendes com que comer e vestir, estejais satisfeitos)”
Enfim, percebemos desde Babel, que o homem e insaciável para criar e inventar, colocando-se como verdadeiros deuses. É lamentável ter que ser tão objetivo, mas a própria palavra não nos deixa outra escolha. A Bíblia diz que nos últimos dias os homens seriam inventores de males, e que não dariam ouvidos à palavra de Deus nem a sua santa doutrina, e ainda mais, que sentiriam coceira nos ouvidos e não suportariam nem mesmo ouvi-la. Realmente estamos vivendo os piores dias do evangelho, pois o ministério de engano anda devastando Igrejas inteiras, corrompendo vidas, destruindo os fundamentos que o próprio Deus estabeleceu através do tempo e da historia, e assim, num estalo, os homens destroem aquilo que foi construído com sangue. Neófitos desestruturados e cheios de vaidade falam o que vem a boca, inconseqüentemente, criando sérios danos de interpretação a escritura. Novos modelos de igrejas vêm lançando seus novos fundamentos através de seus novos “APOSTOLOS” como se fosse moda de verão, buscando uma tendência de mercado rentável. A BÍBLIA NÃO FOI ESCRITA PRA DETERMINADA ÉPOCA, ELA NÃO MUDA, QUEM MUDO
FOI A SOCIEDADE! Existem igrejas para todos os gostos, para todas as classes sociais, para todo tipo de pessoa. Hoje, vemos pastores gays, missionárias lésbicas, etc. Tudo na mais completa naturalidade. Não deixemos que o materialismo e a carnalidade nos roube a simplicidade do evangelho. Ele age com toda liberdade onde há um povo simples, humilde e cheio de amor. A Igreja muitas vezes não se expressa, não é por falta de recursos materiais, mas porque ela não passa pela vida das pessoas como Jesus nos ensinou em MC 16:16, ela esta enclausurada, encastelada, engessada no que se refere a todos esses aspectos que ate agora foram mencionados, e é exatamente por isso que muitas vezes nos deparamos com uma Igreja amorfa sem expressão alguma. Analise, olhe pra você mesmo.
-VOCÊ TEM AMADO SEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO, OU O TEM REJEITADO POR CAUSA DE SUA RELIGIÃO?
Cuidado! Porque sempre defendemos aquilo que nos é interessante. Veja os exemplos a seguir:
• Se sou rico! Defendo com unhas e dentes a teologia da prosperidade, pois desta forma não preciso dividir o que tenho, cada um busque sua prosperidade e seja abençoado como eu fui, porque busquei “Intensamente”.
• Se sou saudável! Defendo campanhas de cura e libertação, assim não preciso gastar meu dinheiro comprando remédios para aqueles que estão doentes. Isso e muito conveniente.
• Se faço uma colocação extra-Biblica! Recorro à ciência, a filosofia, a historia, ou ate mesmo as revelações. A fim de que minhas declarações tenham respaldo. Contudo, Jesus continua dizendo: CONHECEREIS A VERDADE E ELA VOS LIBERTARA. Portanto, não absorva conceito puramente humano, não aceito condenação naquilo que Deus já lhe perdoou, não concorde com interpretações pessoas infundada, alcance sua convicção, como diz a palavra: CADA UM TENHA SUA PROPRIA CONVICCAO. Numa certa ocasião ouvi uma frase muito interessante.
Um irmão se dirigindo a outro disse:
“-Prefiro ter uma convicção, ainda que não seja perfeita,a ter uma fé cega, que se baseia na convicção do outro.”
Quantos cristãos que vivem uma fé alicerçada na fé do seu próximo. Quantos andam por ai, repetindo o que ouviu de outro, sem mesmo conferir se realmente esta na palavra.
Quantos andam proverbiando e afirmando de pés juntos, que aquele provérbio esta na Bíblia, do tipo: FAÇA DA TUA PARTE, QUE EU TE AJUDAREI. Quantos vivem seus dias de carona. Não gostam de ler e tentam pegar carona só ouvindo, não gostam de orar e vivem pedindo para que seu irmão ore por ele, não buscam o Espírito Santo e vivem repetindo palavras ou ate mesmo frases decoradas em outra língua, refletindo uma espiritualidade que não possuem. Precisamos desesperadamente, de um conhecimento mais profundo das coisas de Deus. Pois, esta e a única forma de vivermos um evangelho autêntico, honesto, transparente.
HB 4:12 “PORQUE A PALAVRA DE DEUS E VIVA E EFICAZ E MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES E PENETRA ATE A PONTO DE DIVIDIR AOMA E ESPIRITO, JUNTAS E MEDULAS E APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E PROPOSITOS DO CORACAO”.
Ela é tão eficiente que nos ensina a respeito de todas as coisas. Como por exemplo, como devemos preceder nas reuniões. I CO 14 / Tt 3 /TM 2...
• Quando houver profecias, que seja uma após a outra
• Quando alguém quiser falar em línguas, só é permitido caso haja alguém para interpretar.
• Que a missão da mulher, é a sublime missão de ser mãe, e não pastoras.
• Que não é permitido a mulher exercer autoridade de homem, assumindo ministérios de ensino
• Que o líder precisa ser casado e ter filhos crentes
• Que o batismo é fruto de arrependimento, portanto, é para adultos e não para crianças que são puras e limpas de coração, Jesus foi batizado com trinta anos de idade para dar-nos exemplo.
• Que a religião não é simplesmente o que muitos chamam de: TESES IDEOLÓGICAS, separatista, mas um vínculo de paz, não são rituais sacerdotais, mas uma prática de amor ao próximo. O livro de Tiago fala sobre isto.
• Que o louvor seja uma expressão viva de adoração a Deus, e não uma fonte de lucro por meio do comercio de CDs, fitas, discos... Salmo 19: “TODO SER QUE RESPIRA LOUVE AO SENHOR.”
• Que a palavra de Deus não seja comercializada como diz: I PE 2.
No mais, absorva as escrituras, colocando-a como prática diária em sua vida com toda intensidade e empenho.
-não defenda religiões (denominações...)
-não defenda conceitos pessoais (escreva-os a lápis, para que no futuro caso seja necessário, poderá ser apagado, ninguém tem 100% da verdade)
-não defenda nomes
-não preste culto a nenhum outro deus, (dinheiro, posição social, etc.)
-não de lugar a carne
-não se deixe escravizar, Cristo já nos libertou esteja vigiando o tempo todo, porque o inimigo anda rondando, procurando alguém para devorar. Façamos como o rei David, ele disse: “Cria em mim um coração puro, e um espírito inabalável”. Disse mais: “O zelo me consume”. E ainda, “Alegrei-me quando me disseram, vamos à casa do Senhor”. Existem muitas vozes neste mundo, Jesus disse: “Minhas ovelhas ouvem a minha voz e a reconhece.”










“DE TUDO... GUARDA O TEU CORACÃO...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA SUGESTÃO É DE MUITA IMPORTÂNCIA.